Como cadastrar no Meu INSS

Como cadastrar no Meu INSS

A plataforma Meu INSS possibilita o acesso a diversos serviços da Previdência Social. Por meio desse canal, é possível consultar o histórico de benefícios, obter informações sobre aposentadoria, pensão, salário maternidade e auxílio-doença, entre outros. 

O agendamento de prova de vida ou perícia médica; obtenção de certidão de contribuição previdenciária; recursos e pedidos revisão de benefícios; cadastro ou renovação de procurações são outros procedimentos que podem ser feitos por meio do Meu INSS. 

Muito prático e cômodo, não é mesmo?

Mas como cadastrar no Meu INSS? É bem simples e rápido, desde que as informações sejam preenchidas corretamente. 

Saiba como cadastrar no Meu INSS

Ao se cadastrar no Meu INSS é importante informar os dados com exatidão. Por isso, antes de iniciar o procedimento, tenha em mãos os documentos pessoais como CPF, RG, carteira de trabalho e/ou cartão previdenciário. 

Com a documentação em ordem, o primeiro passo é criar um conta na plataforma gov.br. Preencha os dados solicitados. Cadastre o CPF como login de acesso e crie uma senha forte. 

Instale o aplicativo Meu INSS, no telefone celular. Este aplicativo gratuito está disponível para aparelhos com sistemas Android (Google Play Store) e iOS (App Store). Certifique-se de que o aparelho possui memória suficiente para armazenar o Meu INSS. 

Caso não queira instalar o aplicativo, outra opção é acessar o site “Meu INSS”, utilizando o login e senha que você cadastrou na plataforma gov.br. Para proteger os seus dados, evite fazer esse procedimento em computadores de uso compartilhado, tais como as máquinas instaladas em estabelecimentos comerciais e bibliotecas. 

Ao concluir o cadastro, você receberá, por SMS ou e-mail, o código de ativação da conta no Meu INSS. Crie uma senha segura, seguindo as instruções da plataforma. 

Com o Meu INSS ativado, você poderá pesquisar informações previdenciárias e trabalhistas e solicitar vários serviços, sem precisar sair de casa. Para maior segurança, evite arquivar imagens de documentos pessoais no aparelho celular. Crie também uma senha ou use o reconhecimento facial para o desbloqueio da tela do telefone.  

Lembre-se que as plataformas governamentais cruzam dados de vários sistemas. Por isso, se os dados informados para o cadastro no Meu INSS divergirem daqueles que já estão armazenados pela Previdência Social, por exemplo, você não conseguirá acessar o aplicativo nem o site. 

Se alguma das etapas de validação do cadastro for respondida incorretamente, você precisará aguardar 24 horas para realizar outra tentativa. Persistindo o problema, entre em contato com a Previdência Social, pelo telefone 135. 

Outra opção é verificar se o seu banco disponibiliza o acesso ao “Meu INSS”. Em caso afirmativo, você pode obter uma senha inicial para acessar a plataforma. A Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú são algumas das instituições bancárias que oferecem esse serviço aos clientes. 

Com o Meu INSS, você também pode obter várias informações e serviços relativos a empréstimos, tais como o extrato de empréstimo consignado. Aposentados e pensionistas podem utilizar o aplicativo para bloquear empréstimo consignado INSS ou solicitar o desbloqueio da conta previdenciária, caso precise pedir dinheiro emprestado ao banco ou financeira. Agora que você sabe como cadastrar no Meu INSS, que tal saber mais sobre os tipos de empréstimos? Você pode ler outros artigos ou solicitar a simulação de empréstimo consignado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *