Ao solicitar um empréstimo consignado, a expectativa é receber o dinheiro o mais rápido possível. Afinal, quem pede dinheiro emprestado, na maioria das vezes, tem algum problema urgente para resolver, não é mesmo?
Para aposentados e pensionistas do INSS, a liberação depende da autorização da Previdência Social, uma vez que a parcela do empréstimo consignado será descontada antes do pagamento do benefício mensal (aposentadoria ou pensão). Neste tipo de transação financeira, existem três etapas importantes: aprovação, assinatura do contrato e averbação do contrato.
Na fase de aprovação, o banco ou empresa de crédito analisa a margem consignável disponível para o aposentado ou pensionista do INSS e apresenta a proposta, indicando o valor do crédito, montante da dívida, taxa de juros, valor das parcelas e prazo para pagamento. Atualmente, a margem consignável para beneficiários do INSS é de até 40%, sendo 35% para empréstimo (dinheiro na conta) e 5% para o cartão de crédito consignado (regra válida até 31/12/2021).
Se o pedido for aprovado pelo banco ou empresa de crédito, a próxima etapa será a assinatura do contrato. Depois, o documento é enviado ao INSS para averbação. Ao averbar o contrato, o INSS reserva o valor correspondente à parcela mensal que será descontada do aposentado ou pensionista e transferida ao banco ou financeira responsável pelo empréstimo consignado.
Como saber se o empréstimo foi aprovado?
Os sistemas das instituições bancárias ou empresa de crédito informam, na hora, havendo margem consignável disponível. Contudo, o dinheiro só será liberado, após a averbação de empréstimo consignado, junto ao INSS.
Mas, então, quantos dias demora para o INSS liberar um empréstimo consignado? Em média, pode demorar de 3 a 5 dias úteis para o INSS averbar o empréstimo consignado. Mas há aposentados e pensionistas questionando por que o INSS está demorando para liberar o empréstimo consignado.
Devido à pandemia, houve uma redução temporária no quadro de pessoal do INSS. Além disso, o recente aumento da margem consignável de 35% para 40% resultou em uma quantidade maior de pedidos de empréstimo consignado. A sobrecarga de solicitações tornou o processo de averbação mais lento. Contudo, o atendimento, aos poucos, está voltando ao normal.
Para saber qual é a sua margem consignável, você pode solicitar a simulação à Ouro Cred, empresa especializada em empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.