A liberação de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS não depende apenas do banco ou empresa de crédito. Cabe à Previdência Social decidir se o contrato será averbado para que o beneficiário obtenha o valor solicitado ao banco ou empresa de crédito.
O termo “averbação” pode passar a ideia de que o procedimento é complicado e demorado, porém, como a tramitação do contrato é online, em pouco tempo o beneficiário do INSS saberá se o pedido de empréstimo consignado foi autorizado.
Saiba mais: O que é averbação de empréstimo consignado?
Entenda por que a averbação do empréstimo consignado é necessária
Em primeiro lugar é preciso entender que no empréstimo consignado a parcela é descontada na folha de pagamento do INSS, mês a mês, até o término do contrato. Por isso, a DataPrev, empresa de informação e tecnologia da Previdência Social, verifica se não existe impedimento para proceder o bloqueio da quantia correspondente ao valor da parcela.
Além disso, existe outro fator determinante para a aprovação do empréstimo, a margem consignável disponível. Atualmente, a margem consignável para aposentados e pensionistas do INSS é de 40%, sendo 35% para empréstimo e 5% para o cartão de crédito consignado. É possível fazer até nove contratos de empréstimo consignado, desde que a soma das parcelas não ultrapasse a margem consignável.
Se houver margem consignável, a documentação estiver completa e os termos do contrato (taxa de juros, valor da parcela e prazo de pagamento) de acordo com a lei, o passo seguinte é justamente a averbação do empréstimo consignado. A averbação nada mais é do que o registro do valor que será descontado mensalmente do holerite do aposentado e pensionista, até o pagamento total do empréstimo, bem como a anotação da margem consignável disponibilizada para a contratação do empréstimo consignado.
Afinal, quanto tempo demora a averbação do empréstimo consignado?
Em média, o prazo para a averbação do empréstimo consignado é de até 5 dias úteis para contratos novos. Contudo, como a pandemia impôs mudanças na rotina de trabalho de órgãos públicos e empresas, a liberação pode demorar um pouco mais. Após a averbação do empréstimo consignado, o dinheiro é depositado na conta bancária em até 72 horas.
Para quem requer a portabilidade do empréstimo consignado, transferindo a dívida de um banco para outro, ou refinancia o contrato, o prazo de averbação pode chegar a 15 dias úteis. Isto porque, após analisar a solicitação, é necessário desaverbar o contrato anterior para, depois, proceder a averbação do novo documento.
Se você deseja saber qual é a sua margem consignável e quanto você pegar de empréstimo consignado, é só solicitar a simulação à empresa Ouro Cred. Atendimento rápido seguro.