O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal atrelado à folha de pagamento de empresas, instituições governamentais e previdenciárias. Na prática, isto significa que as parcelas do empréstimo consignado são descontadas do salário ou benefícios (aposentadoria e pensão por morte). O empréstimo pode ser feito por meio de bancos, financeiras e empresas de crédito.
Quem pode solicitar?
O empréstimo consignado é destinado a trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos, militares das Forças Armadas, aposentados e pensionistas. Contudo, como a parcela é descontada na folha de pagamento desses órgãos, é necessário que os mesmos possuam convênios com as instituições que oferecem crédito consignado.
O que é margem consignável?
A margem consignável corresponde ao limite de comprometimento de renda, ou seja, é o valor máximo da parcela do empréstimo consignado. Atualmente, conforme a Lei 14.131/21, a margem consignável é 40%, sendo 35% para empréstimo em dinheiro vivo e 5% para o cartão de crédito consignado. Quem recebe, por exemplo, R$ 2.500,00 ao mês, poderá assumir uma parcela de até R$ 875,00 ao mês.
Como fazer o empréstimo consignado?
Para solicitar a simulação é só informar dados pessoais, profissionais e/ou previdenciárias descritos no holerite. Não é necessário fazer o empréstimo no banco onde possui conta corrente, porém, é obrigatório escolher um banco ou financeira conveniada à fonte pagadora do salário ou benefício previdenciário.
5 vantagens do empréstimo consignado
1 Juros menores
Esta é a principal vantagem do empréstimo consignado. Em agosto, segundo levantamento do Banco Central do Brasil, as taxas de juros para aposentados e pensionistas variaram de 1,16% a 1,81%. Para trabalhadores da iniciativa privada, a variação foi de 1,18% a 4,57%. No setor público, foram registradas taxas de juros entre 1% e 4,57% ao mês.
Como os índices são variáveis, para obter uma proposta personalizada basta solicitar a simulação de empréstimo consignado online.
2 Contratação fácil
Como as parcelas são descontadas automaticamente do salário, aposentadoria ou pensão, bancos e financeiras têm a garantia de pagamento. Por esta razão, havendo margem consignável, a aprovação é rápida. De modo geral, o dinheiro entra na conta em até 3 dias úteis. Para aposentados e pensionistas, a liberação depende da averbação do empréstimo consignado no INSS.
3 Dinheiro para negativados
Quem está com o CPF negativado junto aos órgãos de crédito (Serasa e SPC), mas ainda possui margem consignável, pode conseguir a aprovação do empréstimo consignado. Entretanto, é melhor reorganizar o orçamento porque parte da renda ficará comprometida com o desconto automático das parcelas.
4 Portabilidade do empréstimo consignado
Após o pagamento de 12 parcelas, é possível realizar a portabilidade do empréstimo consignado, ou seja, transferir a dívida para outro banco ou financeira com juros menores em comparação aos do contrato original. Nesta transação, a diferença entre as taxas de juros pode gerar o “troco”, isto é, dinheiro extra na conta ou redução do valor das parcelas.
5 Quitação antecipada
Os prazos do empréstimo consignado são flexíveis e longos. Aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, podem obter um contrato de até 84 parcelas. Se a situação financeira ficar mais favorável é possível fazer a quitação antecipada da dívida. Para isto, basta solicitar o cálculo para quitar o empréstimo consignado, com desconto proporcional de juros e outros encargos embutidos nas parcelas. Entendeu o que é empréstimo consignado? Deseja solicitar a simulação online? Acesse aqui para obter uma proposta da empresa Ouro Cred, especialista em empréstimo consignado.