A aposentadoria, nem sempre, é sinônimo de tranquilidade financeira. Muitos aposentados precisam recorrer ao empréstimo para equilibrar o orçamento, quando surgem problemas de saúde, imprevistos e situações críticas como a que estamos enfrentando em consequência da pandemia de Covid-19.
Uma saída é o empréstimo consignado, que tem taxas de juros mais baixas em comparação com outras linhas de crédito pessoal. O cartão de crédito consignado também é outra opção para aposentados. O limite pode ser usado para compras a prazo ou saque em dinheiro.
O que é preciso saber para um aposentado fazer empréstimo?
– Cálculo da margem consignável
Devido à pandemia de Covid-19, o governo federal aumentou a margem consignável para aposentados e pensionistas do INSS. O índice atual é 40%, válido até o próximo dia 31 de dezembro. A margem consignável é dividida da seguinte forma: 35% para empréstimo e 5% reservados ao cartão consignado. Ela corresponde ao valor máximo da parcela do empréstimo ou fatura do cartão consignado. É possível solicitar a simulação da margem consignável.
– Desbloqueio no INSS
Após a concessão da aposentadoria é necessário aguardar o desbloqueio automático do INSS para a realização de empréstimo consignado. No entanto, transcorridos 30 dias, o aposentado poderá requerer, ao INSS, a liberação do empréstimo consignado. Esta autorização é necessária porque as parcelas do empréstimo serão descontadas automaticamente da aposentadoria.
– Comparar as taxas de juros
No empréstimo consignado para aposentados do INSS, a taxa de juros é de no máximo 1,80% ao mês. Para o cartão de crédito consignado, a taxa de juros do rotativo não poderá ser superior a 2,70% ao mês. Ao solicitar a simulação, o aposentado pode comparar as taxas de juros e condições de pagamento. Não é necessário fazer o empréstimo, exclusivamente, no banco onde o aposentado recebe a aposentadoria. É possível escolher outro banco ou empresa de crédito com melhor oferta.
O empréstimo consignado para aposentado pode ser feito em até 84 parcelas. A legislação não estabelece a idade máxima, contudo, bancos e empresas de crédito podem restringir o limite disponível e o prazo para pagamento da dívida aos aposentados com 70 anos de idade ou mais.
Para saber quanto um aposentado pode pegar de empréstimo consignado, basta solicitar a simulação ao Grupo Ouro Cred. É simples e sem burocracia. Desde 2007, o Grupo Ouro Cred trabalha em parceria com os principais bancos e financeiras do país, com foco em empréstimo consignado.