Uma das soluções mais utilizadas para se quitar as dívidas atualmente é a de empréstimo consignado.
É natural que, ao optarmos por um serviço que mexa com nossas finanças, diversas preocupações e questionamentos apareçam nesse momento.
Se destacando cada vez mais no ramo de crédito consignado para aposentados e pensionistas, o Grupo Ouro Cred te ajuda a esclarecer as dúvidas mais comuns na hora de realizar um empréstimo consignado – e demonstrando quais os detalhes devemos prestar atenção ao solicitar esse tipo de serviço.
1. O que de fato é um empréstimo consignado?
Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, o crédito consignado é uma modalidade onde um banco ou instituição financeira fornece uma determinada quantia de crédito ao aposentado ou pensionista e o pagamento do empréstimo é descontado diretamente do salário ou da aposentadoria da pessoa.
2. Qual a vantagem de se fazer um empréstimo consignado?
Como o valor das parcelas é abatido antes mesmo do salário ou aposentadoria serem retirados, isso reduz os riscos de atraso no pagamento e ainda traz maior segurança e garantia para quem fornece o crédito, diminuindo as taxas de juros e abrindo margens para negociação.
3. Quem está habilitado a solicitar um empréstimo consignado?
Pessoas que não estejam trabalhando ou não possuam um emprego registrado não podem recorrer a essa modalidade de empréstimo. Apenas aposentados, pensionistas, servidores públicos e militares podem pedir crédito consignado.
Já para quem está dentro da CLT, é importante averiguar se a empresa em que trabalha possui vínculo com o banco que será responsável pelo empréstimo.
4. Qual a quantia máxima que pode ser emprestada pelo banco?
O valor máximo de crédito que pode ser emprestado é estabelecido pela margem consignável. Essa margem estabelece que até 35% da remuneração do aposentado ou pensionista pode ser comprometida para a quitação do empréstimo – sendo 30% da sua renda mensal e os outros 5% restantes do cartão de crédito consignado.
A quantia emprestada e o preço das parcelas a serem pagas irá depender do salário ou benefício do INSS que cada pessoa ganha.
5. Quantos empréstimos posso fazer ao mesmo tempo?
Você pode solicitar quantos quiser desde que valor total dos empréstimos não ultrapasse os 30% da sua renda em cada mês. Isto é, se o valor de todos os empréstimos somados estiverem dentro da margem consignável, você poderá solicitar uma ou mais consignações.
6. Fui demitido, o que posso fazer para quitar o empréstimo?
Para aqueles casos em que a pessoa é demitida do seu emprego enquanto ainda estava pagando o empréstimo, a empresa deve deduzir 30% do valor da rescisão para quitar a dívida.
Caso ainda reste uma quantia a ser restituída ao banco, é recomendável que procure uma renegociação para evitar que seu nome fique sujo.
Faça agora uma simulação de crédito consignado na Ouro Cred!
Entre agora no site do Grupo Ouro Cred e conheça os nossos produtos que irão solucionar os seus problemas financeiros! Aproveite também para fazer uma simulação em tempo real do empréstimo consignado e tirar as dúvidas com um de nossos especialistas!