Com a internet, aposentados e pensionistas podem consultar o empréstimo consignado INSS, sem precisar aguardar a vez para ser atendido presencialmente em uma agência da Previdência Socia. Este procedimento pode ser feito por meio do aplicativo “Meu INSS”, plataforma criada pelo governo federal, a qual disponibiliza inúmeros serviços, entre os quais o Extrato de Empréstimos Consignados.
Como acessar o “Meu INSS”?
A plataforma “Meu INSS” pode ser acessada por meio de computadores ou instalada em smartphones com sistemas operacionais Android ou IOS. É necessário informar o login (CPF) e a senha cadastrados, previamente, na plataforma gov.br. Ao realizar o cadastro no gov.br, o cidadão poderá acessar vários aplicativos do governo federal, além do “Meu INSS”.
Após preencher os campos reservados a identificação do usuário ( o login e a senha), o aposentado e o pensionista poderá realizar várias consultas e solicitações relacionadas ao empréstimo consignado do INSS, entre outros serviços.
Como obter informações sobre empréstimos consignados?
Já no ambiente virtual, basta selecionar a opção “Extrato de Empréstimos Consignados” para visualizar a planilha, na qual constam informações referentes à base de cálculo (valor do benefício) para o empréstimo consignado, a margem para empréstimo consignado e a margem para cartão de crédito consignado.
O extrato contém dados relativos a contratos ativos de empréstimo ou cartão de crédito consignados, tais como valor da dívida, valor e quantidade de parcela e prazo de vigência do contrato. Por meio do “Meu INSS”, é possível confirmar também a averbação do contrato de empréstimo consignado, junto ao INSS, procedimento obrigatório que antecede a liberação do dinheiro na conta do solicitante. Em determinados casos, o prazo da averbação pode ultrapassar cinco dias úteis.
E por que o INSS demora para averbar um empréstimo consignado? Alguns fatores podem influenciar o prazo de averbação, entre os quais falhas no sistema, inconsistência de dados, demanda alta de solicitações e durante os períodos nos quais a DataPrev atualiza e consolida dados para liberar a folha de pagamentos de benefícios do mês seguinte.
Desbloqueio e bloqueio do empréstimo consignado
Outra informação importante que pode verificada por meio do aplicativo é se existe bloqueio do benefício para empréstimo consignado. A conta pode estar bloqueada para empréstimo consignado porque a data de concessão do benefício é inferior a 180 dias (após esse período, o desbloqueio é automático).
Neste caso, caberá ao aposentado ou pensionista solicitar o desbloqueio do empréstimo consignado, utilizando o próprio aplicativo “Meu INSS”. Para isso, basta selecionar o link “Empréstimo/Bloqueio e Desbloqueio” e seguir as instruções. O prazo para obter a resposta é de até 30 dias.
Posso solicitar a simulação de empréstimo no “Meu INSS”?
O “Meu INSS” é uma plataforma simples e fácil de utilizar. Entretanto, por meio desse aplicativo não é possível solicitar a simulação para saber, por exemplo, quanto o pensionista pode fazer de empréstimo consignado.
É preciso solicitar a simulação ao banco ou financeira para saber quanto o segurado do INSS poderá obter em dinheiro vivo, além das condições de pagamento. Quer saber qual é a sua situação? Acesse aqui para solicitar a simulação à Ouro Cred. Somos especialistas em empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.