O INSS mantém bloqueadas as contas de aposentadoria e pensão para a realização de empréstimos consignados, durante o período de 180 dias, contados a partir da data de concessão do benefício. Após este prazo, o desbloqueio é automático. Se houver necessidade, após 30 dias, aposentados e pensionistas já podem solicitar ao INSS o desbloqueio do empréstimo consignado. Caso contrário, é possível manter o bloqueio, a fim de evitar tentativas de fraudes.
É possível fazer pela internet ou somente por meio de atendimento presencial?
Os aposentados e pensionistas do INSS não precisam ir à uma agência da Previdência Social para bloquear o empréstimo consignado. O bloqueio pode ser feito por meio do serviço digital “Meu INSS”. Contudo, para utilizar o serviço digital de bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado, é necessário que o cadastro do beneficiário do INSS esteja classificado nos níveis prata ou ouro. As novas regras vigoram desde o último dia 27 de setembro.
Antes, o sistema do INSS aceitava solicitações feitas por quem tinha apenas um cadastro básico (nível bronze). Agora, para proteger as contas de aposentadorias e pensões, o governo federal estabeleceu outros critérios para a validação de dados. Também é obrigatório o envio de uma cópia do documento de identidade do aposentado ou pensionista, com foto. A regra vale, inclusive, para quem já possui uma solicitação em andamento.
Para obter o selo prata, a validação da conta é feita por meio de atendimento presencial, na agência do INSS; cruzamento de dados de internet banking ou biometria registrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O selo ouro é obtido por meio de dados biométricos, registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e da certificação digital.
Saiba como bloquear o empréstimo consignado INSS
O pedido pode ser feito pela internet, por meio do aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para telefones celulares com sistema iOS ou Android. Também é possível acessar o portal “Meu INSS” para fazer o bloqueio do empréstimo consignado, desde que aposentado ou pensionista esteja cadastrado na plataforma gov.br. Seja qual for a forma de acesso, os sistemas solicitam o CPF e a senha que o aposentado ou pensionista cadastrou para utilizar o Meu INSS (não é a senha bancária!).
Após entrar no sistema, localize o menu e selecione a opção “novo requerimento”. Em seguida, digite, na área de busca, a palavra “bloquear”. O sistema irá apresentar o link de acesso, fornecendo as instruções sobre como bloquear o empréstimo consignado INSS.
É importante preencher corretamente as informações solicitadas e revisar os dados antes de clicar em “avançar”. Depois é só acompanhar o pedido, por meio do aplicativo “Meu INSS” ou e-mail.
Não sendo possível fazer o bloqueio do empréstimo consignado dessa forma, o aposentado ou pensionista pode ligar para o número 135 e agendar o atendimento presencial. No dia, o beneficiário deve apresentar documento de identidade com foto. As informações foram úteis? Gostaria de saber mais sobre empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS? Leia outros artigos em nosso site. Se desejar solicitar a simulação, clique aqui.