A validação de empréstimo com assinatura eletrônica já é uma prática adotada por bancos e financeiras. A novidade, agora, é que aposentados e pensionistas do INSS também poderão utilizar a assinatura eletrônica avançada para contratar empréstimos consignados, realizados por meio de plataformas digitais de bancos e financeiras.
O projeto-piloto, em fase de teste, é fruto de uma parceria entre o INSS e o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ-Brasil), que possui uma plataforma para validar assinatura eletrônica. O INSS calcula que, durante o período de testes, serão efetuadas mais de dois milhões de assinaturas eletrônicas.
O reconhecimento biométrico facial é uma das medidas de segurança na validação de empréstimo com assinatura eletrônica avançada. O sistema cruzará dados da biometria facial e o CPF para validar o pedido de empréstimo consignado. Além disso, irá verificar se existe indicativo de óbito atrelado ao CPF informado, para combater tentativas de fraude.
A exigência de biometria fácil para confirmar o pedido de crédito consignado é a garantia de que o CPF informado pertence à mesma pessoa que irá validar o empréstimo com assinatura eletrônica. Se a biometria facial obtida no pedido de empréstimo divergir da biometria armazenada no banco de dados, a operação não será concluída.
Saiba como funciona a validação de empréstimo com assinatura eletrônica
- Inicialmente, a contratação de empréstimo consignado por aposentados e pensionistas do INSS ainda será realizada mediante contato com as instituições bancárias, financeiras e correspondentes autorizados.
- Após ler o contrato, o beneficiário do INSS deverá confirmar se aceita os termos. Neste momento, é importantíssimo avaliar as cláusulas com bastante atenção. Com a concordância do solicitante, a instituição bancária ou financeira registrará o contrato no sistema do IRTDPJ-Brasil.
- Na sequência, o aposentado ou pensionista receberá uma mensagem eletrônica, com o link para realizar a biometria facial. O link será enviado por SMS, WhatsApp ou e-mail. O procedimento é simples. Basta seguir o passo a passo indicado na plataforma de reconhecimento biométrico. Será necessário fazer a foto do rosto, sem acessórios que prejudicam a identificação (óculos, chapéu, boné ou lenços) da face do aposentado ou pensionista.
- Concluída a biometria, a próxima etapa é a da assinatura eletrônica. É necessário clicar em “assinar”, para ratificar o empréstimo com assinatura eletrônica, já devidamente validado por reconhecimento biométrico.
- Por fim, é só fazer o download do contrato, o qual já estará registrado em cartório de títulos e documentos (o registro online do contrato é feito pela própria plataforma do IRTDPJ-Brasil, após a validação da assinatura eletrônica) e aguardar a liberação do dinheiro.
Validar empréstimo com assinatura eletrônica é um procedimento seguro, simples e rápido. Da mesma forma que inúmeros aposentados e pensionistas já fazem a Prova de Vida Digital, utilizando o aplicativo Meu INSS, em pouco tempo, validar empréstimo com assinatura eletrônica fará parte da rotina financeira de quem deseja distância de filas.
Deseja saber mais sobre empréstimo com assinatura eletrônica? Solicite uma simulação à Ouro Cred. Somos especializados em empréstimo consignado para aposentados e pensionistas.