O financiamento de imóvel é um caminho para realizar o sonho da casa própria. Contudo, ao longo dos anos, podem surgir demandas financeiras, as quais o comprador não estava preparado para resolver. Diante de circunstâncias que exigem recursos financeiros, uma alternativa é o refinanciamento de imóvel com crédito pessoal.
Entenda o que é refinanciamento de imóvel com crédito pessoal
O refinanciamento de imóvel é uma modalidade de empréstimo pessoal, que pode ser feito no banco onde o comprador obteve financiamento imobiliário ou em uma empresa de crédito. A garantia desse tipo de operação é o próprio imóvel, mesmo que o comprador já tenha quitado o contrato de compra e venda. Neste caso, é possível obter um valor maior de empréstimo pessoal em comparação ao refinanciamento de imóvel não quitado.
Como refinanciar um imóvel?
Vamos a um exemplo:
Helena fez um contrato de financiamento habitacional, no valor total de 300 mil, para comprar um apartamento. Após pagar 80% do contrato, ela solicitou o refinanciamento do imóvel com crédito pessoal porque precisava de dinheiro para quitar outras dívidas mais caras. Procurou uma empresa de crédito para solicitar a simulação de empréstimo pessoal com garantia.
Helena obteve uma oferta de R$80.000,00, sendo 60 mil para quitar o financiamento imobiliário (a quitação é realizada pela empresa de crédito) e 20 mil à título de crédito pessoal. O imóvel fica alienado à empresa de crédito como garantia de pagamento.
Refinanciamento de imóvel: planejar para decidir com segurança
O refinanciamento de imóvel com crédito pessoal exige planejamento financeiro porque é um contrato de longo prazo. Considerando o exemplo acima, para obter os 20 mil como crédito pessoal, ela assumiu uma dívida de 80 mil e ainda ofereceu o apartamento como garantia. Porém, como o objetivo dela era quitar dívidas mais caras, o refinanciamento do imóvel com crédito pessoal foi a solução mais vantajosa. Além disso, Helena não precisou mudar do apartamento dado como garantia.
A taxa de juros, comparada ao crédito pessoal, é mais baixa, haja vista que o banco ou empresa de crédito tem o imóvel como garantia. Contudo, antes de tomar a decisão, é importante solicitar o refinanciamento de imóvel simulação, além de avaliar outras opções de crédito pessoal como o refinanciamento de veículo, empréstimo pessoal ou empréstimo consignado, sendo que esta última também possui juros baixos.
Outro ponto importante. O refinanciamento de imóvel com crédito pessoal demanda mais tempo para ser aprovado porque é necessário avaliar diversos documentos pessoais e do imóvel. O processo pode levar mais de 30 dias para ser concluído. Portanto, quem precisa de dinheiro rápido é recomendável solicitar a simulação de outras linhas de empréstimo.
Conclusão
O refinanciamento do imóvel com crédito pessoal é uma opção para quem precisa de uma quantia alta de dinheiro. Nesta modalidade, o limite de empréstimo pode chegar a 60% do valor do imóvel. Por ser uma operação de longo prazo, é imprescindível solicitar a simulação do refinanciamento, avaliar a proposta e fazer o planejamento da vida financeira para o período de vigência do contrato. Havendo alguma dificuldade de pagamento, é importante renegociar o contrato o mais rápido possível para não perder o imóvel ofertado como garantia.
Esperamos que as informações tenham esclarecido suas dúvidas sobre refinanciamento de imóvel com crédito pessoal. Para obter uma proposta personalizada, basta entrar em contato com o Grupo Ouro Cred através do botão abaixo.