Como não cair em golpe empréstimo consignado?

Como não cair em golpe empréstimo consignado?

Aposentados e pensionistas do INSS estão entre os alvos preferidos do golpe do empréstimo consignado. As vítimas mais frágeis são aquelas pessoas que passam por dificuldades financeiras ou possuem pouca habilidade para reconhecer o modo de agir desses criminosos.

6 dicas para não cair no golpe do empréstimo consignado

  1. Não entre em desespero
    Por mais crítica que seja a sua situação financeira, não perca o controle. O desespero pode levar você a tomar uma decisão precipitada. Além disso, o risco de cair no golpe do empréstimo consignado é maior para quem busca uma solução rápida demais.

  2. Faça o raio-X da situação
    Antes de fazer um empréstimo consignado, analise seu orçamento, tente renegociar contratos com seus credores, avalie a possibilidade de vender algum bem móvel ou pedir um empréstimo a um parente ou amigo. Se não houver saída, use o empréstimo consignado com absoluta prudência. Atualmente, a margem consignável é de 40% para aposentados e pensionistas do INSS, sendo 35% para o empréstimo e 5% para o cartão consignado.

  3. Procure instituições credenciadas
    Pesquise se a empresa de crédito é alvo de reclamações, denúncias e processos. Verifique se a empresa de crédito possui autorização do Banco Central e se tem convênio com o INSS para a realização de empréstimo ou cartão de crédito consignado.

  4. Desconfie de ofertas tentadoras
    Tem um ditado que diz: “quando a esmola é demais o santo desconfia”. Portanto, não se deixe levar por ofertas tentadoras, principalmente, quando o contato é feito por telefone, WhatsApp, redes sociais e publicidade duvidosa. Preste muita atenção às informações fornecidas no contato inicial e o que efetivamente consta na proposta.

  5. Nunca faça pagamentos antecipados
    Empresa de crédito legalizada jamais solicitará o pagamento antecipado de qualquer valor, relativo a taxas administrativas ou parcela do empréstimo. Isto é golpe! Aliás, em uma empresa de crédito regulamentada, o aposentado ou pensionista do INSS poderá obter prazo de carência para o pagamento da primeira parcela. Também é vedada a cobrança de Taxa para Abertura de Crédito (TAC).

  6. Consulte alguém confiável
    Na dúvida, solicite o apoio de uma pessoa de absoluta confiança e que tenha mais habilidade para verificar se a empresa de crédito é realmente legalizada e revisar os termos da proposta. Também é possível manter a conta bloqueada para empréstimo e cartão de crédito consignados. A solicitação deve ser feita ao INSS, presencialmente, por telefone (135) ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

Proteja-se contra o golpe do empréstimo consignado! Quando precisar de dinheiro emprestado, você pode solicitar a simulação ao Grupo Ouro Cred, empresa regulamentada e especialista em empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *