Empréstimo Consignado 2021: entenda as novas regras

Empréstimo Consignado 2021

O empréstimo consignado 2021 para aposentados e pensionistas do INSS está mais vantajoso. A Lei Federal n° 14.131/21 prevê o aumento da margem consignável e faculta aos bancos a decisão de suspender o pagamento das parcelas de contratos em andamento ou oferecer um prazo de carência maior para a primeira mensalidade de novos empréstimos concedidos aos beneficiários do INSS. Estas são válidas até o próximo dia 31 de dezembro.

O que você precisa saber sobre empréstimo consignado 2021

  • Margem consignável
    Pela regra atual (Lei Federal n° 14.131/21), a margem do empréstimo consignado aumentou de 35% para 40%. Mas, como 5% estão reservados ao cartão de crédito consignado, a parcela mensal do empréstimo está limitada a 35% do benefício. Dessa forma, o valor máximo da parcela para quem recebe aposentadoria equivalente ao salário mínimo é R$ 385,00 (35% de R$ 1.100,00). Para saber qual o valor máximo de empréstimo para aposentados com salário mínimo ou outro valor é necessário solicitar sua simulação online.

  • Suspensão de pagamentos e carência
    De acordo com a Lei Federal 14.131/21, os bancos podem suspender o pagamento dos empréstimos consignados por até 120 dias, mas mantendo a cobrança dos juros estipulados no contrato inicial ou conceder carência de até 120 dias para o pagamento da primeira parcela de novos contratos. Dessa forma, o aposentado ganha tempo extra para organizar as finanças.

  • Recém-aposentado
    Antes, o aposentado precisava esperar 90 dias, a contar da concessão da aposentadoria, para solicitar ao INSS o desbloqueio de empréstimo consignado. Atualmente, é necessário aguardar apenas 30 dias para requerer a liberação de empréstimo consignado. Caso contrário, após 180 dias, o desbloqueio é automático. Contudo, se preferir, o beneficiário do INSS pode optar em manter o bloqueio até o momento em que realmente precise fazer o empréstimo consignado.

  • Taxas de juros
    Atualmente, a taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS está limitada a 1,80%. Para o cartão de crédito consignado, o limite é 2,70% ao mês. O ideal é solicitar sua simulação e escolher a proposta mais vantajosa. Analise o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo consignado, o valor total da dívida e as cláusulas do contrato, antes de tomar a decisão.

  • Prazo do contrato
    O empréstimo consignado para aposentados pode ser pago em até 84 parcelas. A legislação não dispõe sobre a idade máxima para o empréstimo consignado. Contudo, a partir dos 74 anos e 11 meses, bancos e financeiras reduzem a quantidade de parcelas e o montante do crédito consignado para beneficiários do INSS. Por esta razão, é importante solicitar sua simulação para escolher a oferta mais compatível com a sua necessidade financeira.

  • Requisitos básicos
    De modo geral, para a formalização do contrato, é necessário informar RG, CPF, número do benefício INSS e contatos (telefone e/ou e-mail). Com estes dados, o banco ou financeira calcula qual o crédito disponível, valor da parcela e prazo do contrato. A solicitação de empréstimo consignado também passa pelo crivo do INSS. Se o pedido for aprovado, o Instituto autoriza a realização do empréstimo consignado com desconto das parcelas no contracheque do aposentado.

Deseja mais informações sobre empréstimo consignado 2021? É só solicitar sua simulação ao Grupo Ouro Cred, empresa de crédito, especializada em empréstimo consignado para aposentados do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *